COLELITÍASE  

TENHO PEDRA NA VESÍCULA O QUE FAZER?

ANATOMIA VESÍCULA BILIAR


ESTA É UMA CONDIÇÃO COMUM NOS DIA ATUAIS!

COM O INCREMENTO DAS CHAMADAS "FAST FOODS", O NÚMERO DE PESSOAS COM ESTE DIAGNÓSTICO VEM AUMENTANDO MUITO. 

SE VOCÊ FOI DIAGNOSTICADO COM ESTA CONDIÇÃO, FIQUE CALMO! PROCURE FAZER UMA DIETA POBRE EM GORDURA E ALIMENTOS FRITOS ( O QUE PODE DESENCADEAR CRISES DE VESÍCULA ), FRACIONADA  E EM PEQUENAS PORÇÕES, COM PREFERÊNCIA PARA ALIMENTOS NATURAIS, FRUTAS E VEGETAIS.

 SINAIS E SINTOMAS DA COLELITÍASE ( PEDRA NA VESÍCULA)



MUITOS PACIENTES SÃO ASSINTOMÁTICOS E SÃO DIAGNOSTICADOS ATRAVÉS DE EXAMES DE ROTINA ( CHECK UP).

NA MAIORIA DAS VEZES ESTES PACIENTES PROCURAM O PRONTO SOCORRO COM QUADRO DE DOR TIPO CÓLICA EM REGIÃO ALTA DO ABDOMEM ( "BOCA DO ESTÔMAGO") IRRADIADA PARA O LADO DIREITO, POR VEZES ASSOCIADA A NÁUSEAS, VÔMITOS, SENSAÇÃO DE PLENITUDE PÓS PRANDIAL ( SENTE A BARRIGA INCHADA APÓS INGERIR PEQUENAS PORÇÕES DE ALIMENTO). QUANDO ESTA DOR É ASSOCIADA A FEBRE, ICTERÍCIA ( AMARELÃO NO CORPO) E FEZES CLARAS, É SINAL DE COMPLICAÇÃO DA COLELÍTÍASE E PROVÁVELMENTE HOUVE MIGRAÇÃO DA PEDRA PARA OS CANAIS QUE COMUNICAM O FÍGADO AO DUODENO, LEVANDO A UM TRATAMENTO MAIS DIFÍCIL.

TRATAMENTO 

      LAPAROSCOPIA                           CONVENCIONAL


O TRATAMENTO PADRÃO PARA A COLELITÍASE É A CIRURGIA, QUE HOJE É FEITA DE FORMA POUCO INVASIVA LEVANDO A MENOR DOR NO PERÍODO PÓS OPERATÓRIO E, CONSEQUENTEMENTE,  UMA RECUPERAÇÃO MAIS RÁPIDA!

DESTA FORMA, PERMITE AO PACIENTE RETORNAR ÁS SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS MAIS RÁPIDO!    


VIDEOLAPAROSCOPIA             CONVENCIONAL 


MARQUE UMA CONSULTA PARA QUE POSSAMOS TIRAR TODAS SUAS DÚVIDAS!